quinta-feira, janeiro 11, 2007

Os pais

De acordo comigo, a função dos pais não é como ajudar as crianças a crescerem. Elas irão crescer sem vocês. A função dos pais é apoiar, nutrir, ajudar o que já está crescendo. Não lhes dê direcções e não lhes dê ideais. Não lhes conte o que é certo e o que é errado, deixe-as descobrir isto pela própria experiência delas.


OSHO

11 comentários:

[[cleo]] disse...

Olá Carlos!
Concordo plenamente com este texto, embora ache que os pais devem orientar sim e devem vigiar as suas crianças, para não sofrerem desgostos um dia mais tarde!

Beijinho soprado

Ana disse...

Olá Carlos.
Concordo contigo porque cada ser humano tem cabeça para distinguir o certo do errado. Se por acaso entrarem pelo mau caminho, será dessa forma (apesar de ser mais penosa), que irão aprender.
Quantos aos pais, são sem duvida o alicerce para apoiar e ajudar mas não são eles que têm as redeas da nossa vida.
Beijos

Débora Azevedo disse...

Oi! claro que toda gente pode comtribuir para o seu crescimento mas so tu é que te podes aperceber se é ou não para crescer... apesar que é sempre para crescer... Quem entende isso ja está num bom caminho!

Anónimo disse...

Que pena tantos pais não saberem educar os seus filhos...jinhuzz

Ana Luar disse...

A função dos pais é amar...
Por isso tens toda a razão.

Beijo, Carlos

Anónimo disse...

As crianças aprendem por elas mesmas , pela vivência , pelos erros que cometem no dia a dia . Nós estamos cá para apoiar e não exigir um rumo aos nossos filhos.
Beijito.

M@ri@ disse...

Foi assim que criei os meus filhos deixa los escolher o caminho que querem...
Lindo texto para nos fazer pensar
Parabens



beijo te

Anónimo disse...

Olá Carlos,

Subscrevo inteiramente as palavras que postas.

O papel dos pais é aconselhar, apoiar as decisões que os filhos tomam, deixá-los escolher o caminho que querem tomar, dar-lhes a liberdade suficiente para poderem errar, pois só assim serão alguém na vida.

No entanto, há que saber dar-lhes a conhecer o mundo em que vivemos, os prigos que corremos e os erros que já cometemos, apenas como alerta para a vida.

Colocá-los numa "rodoma" de vidro, protegidos de tudo e de todos, só leva a que um dia sofram horrores.

Vigiando sempre, há que deixá-los avontade.

Jinho grande.

Anónimo disse...

Desculpa, só para corrigir o meu link

Débora Azevedo disse...

OI concordo e nao concordo... qd elas sao pequenas devemos orienta-las por isso é que elas nos escolhem para aparecer no seu caminho... Quando ja estao a ficar grandes podemos avisa-las mas nao bloquea-las... e assim deixa-las deescobrir o mundo sozinhas...

Isabel disse...

Acho que é essa mesmo a função dos pais. Estarem ali, prontos a nos acarinharem quando o mundo caí a nossos pés e nossas asas não conseguem levantar voo... Abraço. Isa