segunda-feira, outubro 24, 2005

O Ego


Quando nasceu, você era um ser autentico. Mas a partir desse momento as pessoas que o rodeavam começaram a criar em si um falso ser: você é cristão, você é catolico, você é branco, você é alemão, você faz parte da raça eleita por Deus para governar este Mundo, e assim por diante. A sociedade cria uma concepção errada do seu ser. Atribuem-lhe um nome, e em torno desse nome erguem ambições e condicionamentos.
A pouco e pouco - este processo consome um terço de uma vida - o seu ego vai sendo moldado através da acção da escola, da igreja, da faculdade... Ao voltar a casa, depois de concluído o curso na universidade, você ja se esqueceu completamente da sua inocente existencia. Transformou-se num ego inchado, premiado com uma medalha de ouro de primeira classe, que lhe valeu um lugar de honra na universidade. Agora sim, está pronto para este mundo.

extrato do "Livro do ego" de Osho

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sabiaaaaaaaaa...eu sabia que este inchaço do ego tinha uma razão de ser....ok assim já sei pk é que tenho o ego inchado rsrsrsrs fui estudante universitária e cheguie ao fim do meu curso com nota quase máxima...diz lá que não é para ter o ego elevado?????? rsrsrs jokinhas doces...