quarta-feira, setembro 28, 2005

Meditação




Duas Técnicas Passivas

Numa situação onde você não pode fazer as técnicas ativas? Aqui estão dois métodos passivos simples, porém efectivos.

1. Observar a Respiração
Observar a respiração é um método que pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer tempo, mesmo que você só tenha alguns minutos disponíveis. Você pode simplesmente observar o subir e descer de seu peito ou barriga quando a respiração entra e sai, ou tente esta versão...

Passo 1: Observe a Inalação
Feche seus olhos e comece observando sua respiração. Primeiro, a inalação, de onde ela entra pelas suas narinas, direto para seus pulmões.

Passo 2: Observe o Intervalo Que Segue
No final da inalação há um intervalo,antes que a exalação comece. Isso é de imenso valor. Observe o intervalo.

Passo 3: Observe a Saída do Ar
Agora observe a exalação.

Passo 4: Observe o Intervalo Que Segue
No final da exalação há um segundo intervalo: observe esse intervalo. Pratique esses quatro passos por duas ou três vezes - somente observando o ciclo da respiração, não alterando-o de maneira alguma, apenas observando o ritmo natural.

Passo 5: Contando as Respirações
Agora comece a contar: Inalação - conte 1 (não inclua a exalação), inalação - 2, e assim por diante, até 10. Depois conte de 10 voltando até 1. às vezes você pode esquecer de observar a respiração ou você pode ir além de 10. Então comece de novo, de 1.

"Essas duas coisas devem ser lembradas: observar, e particularmente os intervalos no topo e no fundo. A experiência desse intervalo é você, seu âmago mais interior, seu ser. E segundo: continue contando, mas não mais do que dez; e retorne até um; e só conte as inalações.Estas coisas auxiliam a conscientização. Você precisa ficar atento, senão você começará a contar a exalação, ou você irá ultrapassar 10. Se você gostar dessa meditação, prossiga com ela. Ela é de imenso valor".

1 comentário:

Maria Carvalho disse...

Ok...vou experimentar...obrigada, beijos